segunda-feira, 25 de julho de 2011

1- Será que o computador irá substituir o professor? Justifique sua resposta.
R: Não. O professor não será substituído, o que será substituído serão algumas práticas educativas consideradas repetitivas e maciças. Ao contrário do que se pensa, o computador tornará as aulas interativas, com hipertextos fascinantes, telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber.

2- Qual a palavra (dentro do texto que você leu), que em sua opinião sintetiza o texto?
R: Transformação. Pois a partir do uso dos meios tecnológicos, as aulas se tornarão cada vez mais dinamizadas, proporcionando assim uma transformação no processo ensino-aprendizagem.

3- Qual o papel do professor nesse novo contexto informacional, segundo Andrea Cecília Ramal? O grupo concorda com a proposta da autora?
R: Deverá se despedir da figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e junto com o aluno buscar novos caminhos para a construção de um conhecimento mútuo.
Sim.
O computador hoje se tornou uma peça fundamental no cotidiano de muitos alunos e ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem. Ele não substituirá o professor em si, mas tornará algumas práticas educativas consideradas coloridas e amigáveis. Para isso o professor deverá se despedir de sua figura de transmissor de conteúdo que há em si mesmo, e juntamente com os alunos buscar novos caminhos para a construção de um conhecimento mútuo. Portanto, essa transformação só acontecerá de lado quando os professores deixarem suas práticas antigas e sem sucesso, e usarem essas novas ferramentas de aprendizagem, deixando suas aulas cada vez mais dinâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário